Connect with us

Sociedade

Professores do Ensino Superior ponderam retomar greve a 27 de Junho

Published

on

O Sindicato Nacional dos Professores do Ensino Superior (SINPES) pondera retomar a greve a 27 de Junho, anunciou o presidente da agremiação.

Eduardo Peres Alberto disse que em causa estão exigências do caderno reivindicativo apresentado ao Executivo que propõe que o professor catedrático não pode ter um salário abaixo de dois milhões 600 mil kwanzas, assim como o assistente estagiário não pode auferir um salário líquido inferior a um milhão 350 mil kwanzas.

“Trata-se de reivindicações de salários condignos e seguro de saúde”, disse, à ANGOP.

De recordar que as aulas no Ensino Superior retomaram a 26 de Maio deste ano, após greve decretada a 27 de Fevereiro pelo SINPES, podendo agora voltarem a ser suspensas.

Por sua vez, o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação considera que a maioria das reivindicações dos professores “foram completamente sanadas e as restantes estão a cargo do Executivo”.

Eduardo Peres Alberto avançou que a forma informados, por parte do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, que a formação contínua e investigação científica dos docentes já consta no OGE 2023, “mas na prática até agora não se faz sentir”.