Connect with us

Sociedade

Professores do Ensino Geral entram em greve no dia 23 de Novembro

Published

on

Os professores do Ensino Geral pretendem entrar em greve no próximo dia 23 de Novembro. Segundo soube o Correio da Kianda, a decisão surgiu após Assembleia realizada pelo Sindicato Nacional dos Professores, no sábado, 12.

Em causa está, segundo os “homens do giz”, a falta de solução aos problemas apresentados no caderno reivindicativo entregue ao Governo há quase 3 anos.

Dos cerca de 11 pontos constantes no caderno reivindicativo, os profissionais destacam a revisão do Estatuto dos Agentes da Educação; revisão do Estatuto remuneratório e melhoria das condições de trabalho. Exigem também da entidade patronal a separação do salário e do subsídio de férias na folha de salário.

O aumento dos subsídios suplementares é outro ponto destacado pelos Sindicato, que argumenta que o Decreto Presidencial 03/2022 estabelece um teto máximo de 60%, sendo que “os professores nem metade dessa percentagem chegam”, queixam-se.

A redução do IRT é outro ponto reivindicado, pois, segundo o Sindicato, “está muito alto. Tem engolido os salários”. Para além de que, segundo exigem, “o IRT não deve abranger os subsídios”.

Segundo o SINPROF, a greve dos professores do Ensino Geral deverá acontecer em três fases: de 23 a 30 de Novembro de 2022; de 6 a 16 de Dezembro de 2022 e 3 a 31 de Janeiro de 2023.

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como Consultora de Comunicação e Imagem e editora do portal Correio da Kianda.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas