Connect with us

Sociedade

Professores aplaudem novo calendário escolar

Redação

Published

on

O Sindicato Nacional dos Professores (Sinprof)  congratulou-se, nesta quinta-feira, 01, com o novo calendário escolar angolano, que no ensino geral e subsector do ensino universitário irá de Setembro a Julho, considerando que se tomou “uma boa decisão”.

O novo calendário escolar de Angola, que será adoptado já a partir do próximo ano lectivo, foi aprovado, na quarta-feira, 29, durante a nona reunião do Conselho de ministros orientada pelo presidente João Lourenço.

“Subscrevemos o novo calendário escolar aprovado quarta-feira em Conselho de Ministros, aliás o Sinprof vem manifestando isso desde Maio passado em documentos apresentados ao Ministério da Educação e ao Presidente da República”, disse, em declarações à Lusa, o presidente do sindicato dos professores, Guilherme Silva.

Segundo o dirigente sindical, Angola passou para o calendário da SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral) em 1999 com o objectivo da integração regional e da circulação dos docentes e discentes.

“Mas não temos tido ganhos nessa circulação regional e até temos constatado que essa integração tem sido incipiente, mesmo do ponto de vista económico, sobretudo porque grande parte dos nossos estudantes bolseiros estão mais no hemisfério norte”, observou.

Para Guilherme Silva, o novo calendário escolar do país, que considera uma “decisão acertada embora tardia”, vai contribuir para que os alunos não sejam penalizados durante a época chuvosa ou mesmo o período de cacimbo (estação seca, entre 15 de Maio e 15 de Agosto).

Assim sendo, prosseguiu, “é bem-vinda a decisão de o calendário escolar começar em Setembro e terminar em Junho e Julho, portanto subscrevemos e vínhamos defendendo isso mesmo”.

O responsável salientou ainda: “Os decisores do país têm sabido ouvir as mais diversas franjas da sociedade no sentido de contribuirmos todos para o bem do país”.

As aulas no ensino geral e subsector do ensino universitário, suspensas desde Março passado devido à covid-19, retomam, gradualmente, a partir da próxima segunda-feira, 05 de Outubro.

A medida de desconfinamento enquadra-se no período de Situação de Calamidade Pública que Angola vive desde 26 de Maio passado.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (80)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (15)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2020 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD