Connect with us

Sociedade

“Professor catedrático deveria ganhar acima de dois milhões de kwanzas”, diz sindicato

Published

on

A intenção foi manifestada hoje, 25, durante uma reunião entre os ministérios do Ensino Superior, Administração Pública, Trabalho e Segurança Social e Sindicato dos Professores do Ensino Superior em Luanda. De acordo com o que foi noticiado na RNA, a reunião visou encontrar soluções para por fim a greve, decretada nesta segunda-feira, 24 de Outubro.

“A melhoria dos salários e a criação de um fundo de investimento são dois pontos essenciais no processo de negociação entre o governo e o Sindicato dos Professores do Ensino Superior”, reivindicam.

A ministra do Ensino Superior, Maria do Rosário Bragança, falando à imprensa, disse que o processo de negociação está a um bom passo, sublinhou que houve um avanço nas negociações. “Temos vindo a dialogar com o sindicato dos professores, onde se foi indicado os progressos nas negociações do que conta no caderno reivindicativo”.

Por sua vez, o professor e membro do sindicato, Carlinhos Zasala, realçou que é injusto que um professor catedrático ganhe menos. Segundo o psicólogo, os professores exigem um salário condigno.

Carlinhos detalha que para um professor catedrático, “o mínimo seria que ganhasse um salário que ronda quase dois milhões de kwanzas, outro sim, é a questão do seguro de saúde e da formação contínua dos professores”.