Connect with us

Economia

Produção Nacional discutida em conferência

Published

on

Uma conferência sobre a agricultura tem lugar nesta quarta-feira, 13 de Abril, em Luanda durante a qual os participantes pretendem passar “a pente fino” todo o sector da produção nacional, com auscultação dos principais intervenientes. “da Agro-Indústria à Distribuição: Radiografia da Produção Nacional” é o lema do evento.

Com a realização da IV Conferência E&M Agricultura, pretendem os orgalizadores ouvir os produtores, os industriais, os gestores da cadeia de distribuição, bem como a banca e o Governo, para na primeira pessoa falarem dos principais desafios e traçar caminhos.

A nota de imprensa do evento refere que dos mais 1040 projectos aprovados pelo Prodesi desde 2019, com um valor global de 879 mil milhões de Kwanzas, apesar de expressivos, não são insuficientes para garantir o desenvolvimento do sector agro-industrial em Angola.
A estiagem e a carência de insumos que têm afectado algumas regiões do país, bem como as dificuldades para o escoamento dos produtos do campo para as principais cidades, constam do leque de assuntos a serem abordados por especialistas em dois painéis.
No primeiro painel serão abordados temas ligados a dinâmica do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI) e a Produção Nacional, estando igualmente prevista a apresentação dos resultados do ano agrícola 2020-2021. A mesa-redonda, a discussão incidirá sobre os Factores de Produção e o Fomento da Agropecuária.

Já no segundo será abordado o tema do Processamento Alimentar, Logístico e de distribuição, enquanto que na mesa-redonda se discutirá o papel do PRODESI na Reserva Estratégica Alimentar.

A Conferência que será híbrida, contará com a presença física de 80 pessoas e outros participantes, via plataformas digitais, estando na lista de convidados decisores políticos e especialistas das mais diversas áreas, cujas participações se afiguram fundamentais para a definição do caminho a seguir pelo sector, tendo em conta os desafios da recuperação económica.