Economia
Produção de arroz em larga escala no país pode contar com apoio de empresários da Zâmbia
Empresários zambianos pretendem implementar tecnologias e gestão moderna, nas províncias do Moxico, Lunda Sul e Benguela, para a produção de arroz, cereal que é muito consumido em Angola.
A Zâmbia é uma das potências produtoras de arroz da SADC. Os investidores zambianos identificaram em Angola áreas com acesso a água e solos férteis para investir no país.
O Cônsul Geral da República de Angola na Região Zambiana do Mongo, Gualdino Ladislau Vasco Kamgombe, afirmou que os empresários daquele país mostraram interesse no sector da Agricultura angolana.
“A Zâmbia é um país com grandes potencialidades agrícolas, particularmente na produção do arroz, e então estão a fazer alguns acordos entre empresários”, disse.
Por sua vez, avançou, os investidores da República do Congo, escolheram o sector da Construção Civil como um dos imediatos para além do Turismo e Agricultura como frisou o Cônsul da Ponta Negra, Samuel Andrade da Cunha.
“A apetência por investimento em Angola é enorme para empresários de várias áreas, desde a Construção, materiais de construção, Agricultura e Educação”, disse.
Segundo o Secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, “estes investimentos estrangeiros atraídos pela diplomacia angolana, irão trazer uma economia nacional mais dinamizada e diversificada, onde as fontes de rendimento do país estarão diversificadas”.