Sociedade
Procuradoria recuperou mais de USD dois mil milhões nos últimos anos
O Serviço Nacional de Recuperação de Activos (SENRA), órgão afecto a Procuradoria-Geral da República (PGR), tornou público esta quinta-feira, 28, o montante dos activos recuperados no âmbito da luta contra a corrupção. Foram mais de dois mil milhões de dólares recuperados em Angola e no estrangeiro, até 2023.
A informação foi avançada, em Luanda, pelo Procurador-Geral da República, Hélder Pitta Groz, tendo referido tratar-se do resultado da estratégia de combate à corrupção, ao peculato e branqueamento de capitais, em curso desde 2017.
Hélder Pitta Groz, que falava na cerimónia de cumprimento de fim de ano, disse que durante o ano em referência trabalhou-se em 530 processos crimes e 653 processos de inquéritos.
Por outro lado, de acordo com Pitta Groz, no presente ano, ingressaram para o quadro do pessoal 17 novos magistrados do Ministério Público, distribuídos em diversas províncias, elevando para um total de 634 magistrados.
Entretanto, quanto aos técnicos de Justiça, disse que mediante um concurso público de ingresso, foram admitidos 342 novos quadros de diferentes categorias que, adicionados aos existentes, totalizam 2092 funcionários.