Connect with us

Sociedade

Procura tardia por serviços de Saúde apontada como causa de mortes em Viana

Published

on

Mais de trinta pessoas morreram de Abril a 17 do mês em curso, no município de Viana, por terem procurado os serviços de saúde após o agravamento da doença.

A revelação foi feita este domingo pelo director da Saúde do município, tendo adiantado que os habitantes daquele município só procuram os serviços de saúde depois de optarem pela automedicação.

Matondo Alexandre que reagia as informações postas a circular nas redes sociais, sobre uma suposta doença que estava a vitimar várias pessoas no bairro Caop B, no município de Viana, disse que “não existe doença estranha ou misteriosa a vitimar pessoas em Viana, apenas que tais cidadãos morreram por procurarem tardiamente os serviços de Saúde”.

O especialista em obstetrícia referiu que os cidadãos morreram por complicações associadas à malária, febre tifóide, desnutrição e doenças diarreicas agudas.

O médico adiantou, que os pacientes que deram entrada nas unidades hospitalares já apresentavam os órgãos vitais comprometidos, sendo que a maioria deles chegou ao hospital em estado crítico. Os cidadãos apresentavam sintomas como dores de barriga e de cabeça.

Em declarações ao Correio da Kianda, o pediatra e Presidente do Sindicato Nacional dos Médicos, Adriano Manuel, afirma que a fragilidade do sistema Nacional de Saúde, e a falta de centros médicos em alguns bairros, tem influenciado para o número de mortos.

Adriano Manuel aponta, por outro lado, a falta de saneamento básico, e as práticas de higiene insuficientes como as principais causas de doenças infecciosas e mortalidades.

Escute os comentários no Jornal da Rádio Correio da Kianda

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *