Connect with us

Politica

Processo contra Manuel Vicente continua em curso, garante PGR

Published

on

O procurador-geral da República, Helder Pitta Groz, disse esta sexta-feira, 23, que continua em curso o processo de acusação contra o antigo Vice-Presidente da República.

Manuel Vicente poderá responder nos crimes de corrupção activa, branqueamento de capitais e falsificação de documento, no âmbito da Operação Fizz.

Lembrar que, a Operação Fizz assenta na acusação de que Manuel Vicente corrompeu o ex-procurador português Orlando Figueira, com o pagamento de 760 mil euros, para que este arquivasse dois inquéritos, um dos quais, envolvendo a empresa Portmill, relacionado com a aquisição de um imóvel de luxo no Estoril, em 2008.

“Neste momento, o processo está em andamento e aguarda-se pela sua conclusão”, referiu, no Luena, Moxico, onde trabalha hoje.

Em relação ao processo contra a empresária Isabel dos Santos, informou que “a Procuradoria-Geral da República fez a acusação e enviou carta rogatória para Portugal onde se encontram outras pessoas arroladas no processo”.

Disse também que “a PGR continua a aguardar pelas cartas rogatórias acusatórias enviadas às autoridades de direitos dos Emirados Árabes Unidos”, residência da filha de antigo presidente José Eduardo dos Santos.

Pesam sobre a empresária os crimes de peculato, burla qualificada, abuso de poder, abuso de confiança, falsificação de documentos, associação criminosa, participação económica em negócio, tráfico de influências, branqueamento de capitais, fraude fiscal e fraude fiscal qualificada, em três processos-crime relacionados com a gestão enquanto presidente do Conselho de Administração da petrolífera angolana Sonangol, entre 2016 e 2017.

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

  1. AnaNgolaInfos

    18/05/2024 at 8:42 am

    É aqui onde o Governo falhou sobre a justiça da Isabel dos Santos. Primeiro podia ser os grandes Políticos é que podiam passar na justiça, não era a Filha do Ex Presidente José Eduardo dos Santos mais eram primeiros os que trabalham com ex Presidente da República de Angola. Estão muitos muitos mesmo, até os Governadores das outras províncias do País. Dali é onde podia vir na Isabel dos Santos. A situação está mal lá na Justiça.
    Até agora o Ex Presidente não vive em Angola, com qual motivo ele já não vive em Angola? Desde que publicaram o processo do Manuel Vicente esta em curso e outros estão livres no País 🇦🇴. Justiça só serve para os Gatunos da rua, das Galinhas à noite.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *