Connect with us

Economia

Privatização da SGA arranca no quarto trimestre deste ano – garante IGAPE

Published

on

O Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), Patrício Vilar, garantiu esta quarta-feira,18, que o processo de privatização da Sociedade Gestora de Aeroportos (SGA) arranca no quarto trimestre deste ano.

Falando à imprensa, no final da reunião na sede do SGA, o PCA do IGAPE fez saber que durante o encontro foram analisados todos os desafios e passos a serem dados, de modo a que se inicie o processo de privatização da SGA, ainda este ano.

“Estamos a apontar o início do processo para o quarto trimestre deste ano porque entendemos ser necessário analisar uma série de acções precedentes relativas às contas e estratégia de rentabilização de cada um dos aeroportos, que tem que estar sedimentada antes de se chamar os concorrentes à licitação”, afirmou o PCA do IGAPE.

Questionado sobre a expectativa de arrecadação de receitas, Patrício Vilar disse que mais do que arrecadar, o mais importante é a viabilização da Empresa. Deu como exemplo o facto da SGA ter sobre si alguns passivos, fator que força o olhar mais para a recuperação e a viabilização da Empresa, do que a arrecadação de receitas.

“O maior desafio nestes processos de privatização, é arregimentar o parceiro tecnológico e da indústria de gestão de aeroportos, que possa vir e tornar essa estratégia vitoriosa”, disse.
Patrício Vilar terminou manifestando o seu desejo de ver Angola tornar-se num “hub” aeroportuário internacional.

Salientar que a privatização da SGA decorre do Despacho Presidencial N.º 284/22, de 15 de Dezembro, que a autoriza, mediante Concurso Limitado por Prévia Qualificação, a privatização de 51% do capital social da Empresa Gestora de Aeroportos, SA, detidas indirectamente pelo Estado através do IGAPE (25,5%), e da TAAG, SA (25,5%).