Economia
Prioridades da transformação digital reúne Associação de Reguladores das comunicações da SADC em Assembleia
As prioridades da transformação digital na região austral de África estão a ser discutidas na 11ª Assembleia Geral Anual da Associação dos Reguladores das Comunicações e do Sector Postal (CRASA) dos países membros da SADC, nesta quinta-feira e sexta-feiras, em Luanda, numa organização do INACOM.
Entre os assuntos em discussão está a implementação da Tecnologia 5G na SADC. O tema central do evento é a “Transformação digital passando de uma palavra de ordem para uma prioridade política e regulatória”.
Assembleia Geral Anual da CRASA este ano, aborda assuntos ligados a vida interna da Associação e visa decidir sobre aspectos relevantes dentre outros ligados a criação de condições para garantir a implementação de serviços emergentes com destaque para a implementação da tecnologia 5G na região da SADC.
À margem da Assembleia um vasto conjunto de actividades foram realizadas com destaque a realização da 33ª Reunião do Comité Executivo da CRASA, e de duas acções de capacitação para os técnicos dos países membros, visando dotar-lhes de conhecimentos sobres os últimos desenvolvimentos do sector nestas matérias.
A primeira teve lugar no dia 28 de Março e abordou o tema sobre a Abertura da UPU- União Postal Universal a outros Intervenientes do Sector Postal, enquanto que o segundo decorreu de 29 e 30 de Março e abordou o tema sobre a economia digital.
A sessão de abertura foi presidida pelo Ministro das Telecomunicações Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, e contou com a presença dos PCA,s e Directores Gerais dos órgãos reguladores de Angola, Africa do Sul, Botswana, Eswatini, Moçambique, Malawi, Namíbia, República Democrática do Congo, Tanzânia, Lesoto, da Zâmbia e Zimbabwe, assim como de membros associados convidados para o evento.