Ligar-se a nós

Politica

Primeiro-ministro de Portugal recusa comentar declarações de Raúl Danda

Publicado

em

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, escusou-se hoje a comentar declarações sobre Portugal do vice-presidente da UNITA, Raúl Danda, sublinhando estar “a meio de uma campanha eleitoral”.

“Acha que a meio de uma campanha eleitoral ando a fazer comentários internacionais? Não”, declarou o chefe de Governo e também líder do PS, respondendo a questões dos jornalistas numa acção em Lagos, no Algarve, para as autárquicas de outubro.

O vice-presidente da UNITA, Raúl Danda, considerou, em entrevista hoje publicada pela agência Lusa, que Portugal se tem “vergado” nas relações com Angola, colocando-se numa “situação de verdadeira dependência” e defendeu que falta um olhar “de igual para igual”.

“O facto de lá para trás Portugal ter colonizado Angola não devia fazer com que se jogasse um papel mais ou menos inverso, que é o que eu observo”, disse o responsável.

E prosseguiu: “Se surge um órgão de comunicação social a falar de um membro do Governo [angolano], uma alta figura na hierarquia do MPLA, zangam-se, fazem uma birra que nem crianças, agora não queremos mais Portugal e Portugal verga. Quando Angola diz que a ministra não vem, agora não queremos, Portugal verga. Quando gritam agora podem vir para vir à tomada de posse [do novo Presidente, João Lourenço], Portugal verga”.

Para o dirigente do maior partido da oposição angolano, “por uma questão de dignidade, a determinada altura é preciso que olhemos para os outros de igual para igual”.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD