Ligar-se a nós

Politica

Primeiro-Ministro de Cuba em visita de 72 horas a Luanda

Publicado

em

O Primeiro-Ministro da República de Cuba, Manuel Marrero Cruz, chegou, no final da tarde desta quinta-feira, 01, a Luanda, para uma visita oficial de 72 horas.

Segundo comunicado do Ministério das Relações Exteriores, o programa da visita do Primeiro-Ministro cubano a Luanda, inclui, na manhã de sábado, deposição de uma coroa de flores no sarcófago do Dr. António Agostinho Neto, primeiro Presidente da República de Angola, seguido de uma homenagem ao Comandante Cubano, Raúl Díaz Arguelles Garcia, no Cemitério do Alto das Cruzes.

“O programa contempla ainda uma visita guiada à Clínica Meditex, um encontro com empresários angolanos, bem como uma reunião com a Associação de Amizade Angola-Cuba, e com a comunidade cubana residente em Angola, ressalta a nota.

De acordo com o MIREX, “as relações entre Angola e Cuba são caracterizadas por uma profunda amizade e cooperação, originadas durante a luta pela independência de Angola nos anos 1970”.

“A partir de meados da década de 1970, Cuba desempenhou um papel fundamental ao fornecer apoio militar, técnico e humanitário para Angola, o que resultou numa forte aliança política e militar entre os dois países”, continua a nota.

Localizado no mar do Caribe, na América Central e Caribe, Cuba é um país insular e tem como capital Havana. A economia de Cuba ainda hoje sofre as consequências do embargo comercial imposto pelos Estados Unidos desde 1962. Segundo dados oficiais, quase seis décadas de embargo pelos Estados Unidos causaram danos quantificáveis em mais de 922,6 bilhões de dólares na economia cubana.

“No período pós-guerra, as relações entre Angola e Cuba continuaram a florescer, evoluindo para uma cooperação mais diversificada nos mais variados domínios”, destaca, o Ministério das Relações Exteriores.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD