Mundo

Primeiro-ministro da Índia visita China após sete anos, sob clima de tensão com os EUA

Publicado

em

O primeiro-ministro da índia, Narendra Modi, vai visitar a China pela primeira vez em mais de sete anos, para participar da cúpula da organização de cooperação de Xangai (OCX) que começa em 31 de agosto.

Segundo uma fonte bem informada do governo, que prestou declarações à Reuters, a visita representa mais um sinal de descongelamento diplomático entre os dois países, à medida que as tensões com os Estados Unidos aumentam. Contudo, o Ministério das Relações Exteriores da Índia não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A viagem ocorrerá em um momento em que o relacionamento da Índia com os EUA enfrenta a sua crise mais séria em anos, depois que o presidente Donald Trump impôs as tarifas mais altas entre os pares asiáticos sobre produtos importados da Índia e aplicou uma penalidade adicional de 25% sobre os produtos da Índia, dizendo que o país importa directa ou indirectamente petróleo russo.

Desde Junho de 2018 que o primeiro-ministro indiano não efectua uma visita à China. Após a última visita, os laços sino-indianos se deterioraram drasticamente após um confronto militar ao longo de sua disputada fronteira no Himalaia em 2020.

Recorde que Modi e o presidente chinês, Xi Jinping, conversaram à margem de uma cúpula do Brics na Rússia em Outubro, o que levou a um lento, mas continuo descongelamento das tensões que prejudicaram as relações comerciais e as viagens entre os dois países.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version