Connect with us

Mundo

Primeiro-Ministro da Eslováquia encontra-se estável após ser atingido por cinco tiros

Published

on

O Primeiro-Ministro da Eslováquia, Robert Fico, que foi alvejado cinco vezes ontem em um ataque a tiros, deixando-o em estado “muito grave”, porém estável, de acordo com anúncio das autoridades hospitalares esta quinta-feira.

O acto de violência sem precedentes contra um líder político europeu nas últimas duas décadas destaca as profundas divisões políticas no país e suscita preocupação internacional sobre o clima político crescentemente tenso e polarizado em toda a Europa, destaca hoje a imprensa local.

A presidente eslovaca, Zuzana Caputova, apelou à calma em meio às tensões políticas e convocou todos os líderes partidários do Parlamento para uma reunião emergencial. Peter Pellegrini, aliado de Fico e presidente eleito, instou os partidos a suspenderem ou moderarem as suas campanhas para as eleições ao Parlamento Europeu no próximo mês, enfatizando a necessidade de unidade entre os representantes políticos eslovacos.

Miriam Lapunikova, directora do Hospital Universitário F.D. Roosevelt, em Banska Bystrica, onde Fico está internado, relatou que o primeiro-ministro passou por uma cirurgia de cinco horas, realizada por duas equipas médicas, para tratar múltiplos ferimentos à bala. Embora a sua condição tenha sido estabilizada, permanece crítica, e será mantido na unidade de terapia intensiva.

O suspeito do atentado atirou em Fico, de 59 anos, enquanto o primeiro-ministro cumprimentava apoiadores na rua, após presidir uma reunião do governo na cidade de Handlova, localizada na região central da Eslováquia.

As autoridades policiais já acusaram o suspeito de tentativa de assassinato, com a possibilidade de enfrentar prisão perpétua, conforme relatado pelo site de notícias tvnoviny.sk.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *