Ligar-se a nós

Politica

Primeiro Fórum de Investidores para a região do Okavango decorre este ano

Publicado

em

Angola vai realizar este ano o primeiro Fórum de Investidores para a região angolana do Okavango, que, segundo o presidente João Lourenço, representa uma “grande oportunidade para os investidores que actuam no Delta do Okavango conhecerem o potencial e as oportunidades de negócio existentes no local.

“Consideramos essencial a atracção de investidores, principalmente os que já actuam no Botswana, para o fomento da actividade turística na componente angolana do Okavango. Para tanto, trabalhemos juntos na criação de incentivos visando a promoção de um turismo sustentável, com base no aproveitamento das potencialidades naturais oferecidas pelo Okavango e zonas circundantes, contribuindo assim para o alavancar do desenvolvimento económico e social das comunidades rurais estabelecidas nesta zona”, disse, João Lourenço, no seu discurso por ocasião da visita de Estado à República do Botswana.

O Chefe de Estado angolano destacou ainda que Angola definiu o turismo como um sector prioritário na sua estratégia de diversificação da economia. “Esta nossa pretensão”, avançou, “passa necessariamente pelo aproveitamento das potencialidades turísticas da Região angolana do Okavango, que é parte integrante da grande iniciativa regional da Área Transfronteiriça de Conservação Okavango Zambeze, integrada por Angola, Botswana, Namíbia, Zâmbia e Zimbabwe”.

“Apesar de não termos ainda ractificado o Tratado do KAZA, internamente estamos a trabalhar afincadamente na componente angolana do Okavango, tendo sido criado um grupo multissectorial para análise e inventariação dos recursos faunísticos e fundiários, precisamente para ultrapassar todos os constrangimentos que condicionavam a plena participação de Angola nesta louvável iniciativa”.

João Lourenço aproveitou ainda a oportunidade para solicitar o apoio do Botswana para capacitação especializada de quadros angolanos relativamente à gestão da parte angolana da área transfronteiriça de conservação e de parques e reservas naturais como as do Luengue-Luiana e de Mavinga.

Localizado no município de Mavinga, o Parque Nacional do Luengue-Luiana tem uma área de 22,610 quilómetros quadrados e abriga várias espécies, com destaque para elefantes, dentre outros, que haviam fugido para países como Namíbia, Zâmbia e Botswana durante a guerra e estão a regressar agora ao seu habitat natural, entretanto, o país debate-se com a dificuldade de conter a caça furtiva na região.

A realizar uma visita de Estado de dois dias ao maior produtor de diamantes do mundo e o país menos corrupto da África, a previsão é que João Lourenço regresse este sábado, 22, a Luanda.

João Lourenço efectua visita de Estado ao Botswana

 

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD