Sociedade
Primeira residência oficial do Estado angolano na Zâmbia inaugurada na quarta-feira
O Consulado Geral de Angola em Solwezi inaugura, nesta quarta-feira, 17, a primeira residência oficial do Estado angolano na cidade da Zâmbia, que será o primeiro património do governo angolano no Solwezi, 33 anos após a abertura do Consulado Geral naquela localidade.
A entrada em funcionamento consta do Programa de Inaugurações dos Investimentos Económicos e Sociais, no âmbito das comemorações dos 50 anos da Independência Nacional.
A infra-estrutura, construída em oito meses, localiza-se na rua da Zamco, área de Mushitala, e comporta cinco quartos suítes, salas de estar e jantar, duas casas para entidades protocolares, piscina, mini ginásio e campo multiuso. A informação consta do comunicado divulgado pelo governo de angola na sua rede social.
O cônsul geral, Agostinho Manuel Raimundo dos Santos, disse ainda que a construção da futura chancelaria, cuja primeira pedra será lançada quinta-feira, 18 de Setembro, é o próximo desafio do Consulado.
Angola e a Zâmbia partilham uma fronteira de cerca de 1.100 quilómetros de comprimento, marcada por rios, florestas tropicais e savanas.
Ambos os países integram a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e a Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) e têm mantido contactos ao mais alto nível sobre questões relacionadas com a paz, estabilidade e segurança na região.
