Economia
Primeira linha de montagem de electrodomésticos gera 80 postos de emprego
O ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, inaugurou a primeira linha de montagem de electrodomésticos da marca Beko, gerando oitenta postos de trabalho directos em Luanda.
Victor Fernandes disse, na ocasião, que o surgimento desta unidade industrial representa a resiliência dos empresários que actuam no mercado angolano. O ministro ressaltou também a criação de mais postos de trabalhos, sobretudo para os mais jovens, razão pela qual “o Ministério vai continuar a trabalhar para garantir que as condições para se fazer negócios em Angola, sejam sempre as melhores”.
O governante disse que o sector dos electrodomésticos depende, essencialmente, da importação, sendo que as taxas aduaneiras associadas aos produtos relacionados com este consumo ainda serem baixas e o objectivo é criar condições para que eles aumentem a produção, rever estas taxas, no sentido de garantir que a produção seja feita, maioritariamente, em Angola.
Victor Fernandes garantiu também esta esta sexta-feira, 24, que o mercado nacional está aberto para todos que pretendam investir nele e exortou outros empresários a encararem esta iniciativa privada como o reflexo disso mesmo.
Esta linha de montagem é a primeira do grupo no continente e resulta de um investimento de 2,5 milhões de dólares, com uma capacidade instalada de montagem de 200.000 peças de electrodomésticos por ano. Este investimento gerou 80 novos postos de trabalho.
Estiveram presentes no acto, o secretário de Estado para o Comércio, Amadeu Leitão Nunes, directores nacionais e consultores do MINDCOM, parceiros da IMEX INDÚSTRIA e demais convidados.