Politica
Primeira-dama da República defende empoderamento das mulheres na governação local
Arrancou nesta quinta-feira, 21, em Luanda, o primeiro seminário sob o lema “Mulher Líder na Governação Local, Mais Inclusão, Melhores Resultados”. O certame conta com prelectoras nacionais e internacionais, que abordam em três painéis, temas como Orçamento Sensível ao Género como Instrumento de Desenvolvimento Local, Perspectiva Nacional e Internacional entre várias outras experiencias de liderança de mulheres.
O acto de abertura coube a Primeira-dama da República. Na ocasião, Ana Dias Lourenço disse que “ergue a sua voz para desafiar os presentes para uma acção mais determinada em prol do empoderamento feminino na governação local”.
Ana Dias Lourenço “manifestou o seu compromisso de tudo fazer para eliminar as barreiras que persistem em termos de oportunidades para as mulheres nos mais variados sectores da sociedade angolana”.
A Primeira-dama da República garantiu que “as diferentes formas de violência e de abusos contra as mulheres e a limitação do acesso a educação serão superadas através da resiliência e solidariedade”.
Na ocasião, o Ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, reconheceu que nas comunidades, as mulheres têm um papel reservado para a actividade doméstica, mas destacou “o papel de muitas mulheres heroínas e inspiradoras, exemplos de muitas mulheres presentes no certame que contribuem na defesa da pátria, e no desenvolvimento socioeconómico do país”.
O seminário junta mulheres de África e de outros cantos do mundo que partilham as suas experiências. Enquadra-se no Plano Anual de Actividades do Ministério da Administração do Território e decorre em parceria com a União Europeia (UE), através do Projecto de Apoio à Sociedade Civil e à Administração Local.