África
Prestes a eleger primeira mulher presidente, Namíbia estende votação até fim-de-semana
Os namibianos retornaram às urnas esta sexta-feira, 29, dois dias após os primeiros votos terem sido lançados nas eleições gerais, após frustração generalizada com problemas técnicos e logísticos. A votação foi estendida até o fim-de-semana, uma medida contestada pelo principal partido da oposição como ilegal.
A votação na Namíbia por um novo presidente e parlamento foi estendida até o fim-de-semana pela agência eleitoral devido à escassez de cédulas de votação, uma medida contestada pela principal candidata da oposição que alega fraude.
O órgão de gestão eleitoral do país do sul da África disse que as secções eleitorais que deveriam ter fechado na quarta-feira agora fecharão na noite de sábado depois que algumas ficarem sem cédulas de votação. O partido de oposição Independent Patriots for Change alegou na sexta-feira que a extensão é ilegal.
Os problemas eleitorais da Namíbia ocorrem enquanto Moçambique está envolvido em distúrbios violentos depois que o partido Frelimo, foi declarado vencedor das eleições de 09 de Outubro, o que levou a alegações de fraude eleitoral e desencadeou protestos violentos em andamento contra o partido.
Netumbo Nandi-Ndaitwah, vice-presidente, de 72 anos, da Namíbia e candidata à presidência pelo partido SWAPO, se tornaria a primeira mulher líder do país, em grande parte desértico, se vencer.
Até o fecho desta matéria, Nandi somava 52,1% dos votos contabilizados.
Entretanto, enfrenta forte oposição de uma população jovem aparentemente frustrada pela falta de oportunidades em um país rico em minerais, classificado pelo Banco Mundial como um país de renda média alta, mas também um dos mais desiguais do mundo.
Elsie Nghikembua, presidente da Comissão Eleitoral da Namíbia, disse que muitas pessoas não votaram devido a desafios “logísticos”.
Muitas pessoas ainda não votaram na sexta-feira à tarde, com longas filas nas secções eleitorais visitadas pela The Associated Press. Muitas secções eleitorais rurais remotas ainda estavam esperando por entregas de cédulas.
Autoridades eleitorais garantiram aos eleitores que as cédulas estavam a caminho, mas muitos estavam em dúvida.
Por Associated Press
Fernando Do Amaral Gourgel Nando Gourgel
01/12/2024 at 10:40 am
Sem comentários