África

Pressão regional e da comunidade internacional resulta em cessar-fogo na RDC, diz analista

Publicado

em

O cientista político Eurico Gonçalves disse à Rádio Correio da Kianda, que o cessar-fogo decretado pelo grupo M23, que conta com o apoio do Ruanda, representa um sinal inequívoco e irrefutável da pressão da comunidade regional e internacional, que repudiaram e condenaram os ataques a Goma.

O calar das armas no Leste da RDC, visa criar as condições para proporcionar ajuda humanitária as populações da região afectada pela guerra.

O analista residente desta estação emissora, reagiu, igualmente, às afirmações de Paul Kagame proferidas à CNN, “como necessidade de estabelecer um bom ambiente entre os dois países vizinhos, o que pode se consolidar na Tanzânia, no encontro entre os presidentes da RDC e Ruanda, previsto para sábado próximo”.

Vale lembrar que o Presidentes da República Democrática do Congo e do Ruanda participarão no próximo sábado numa cimeira conjunta promovida por países da África Oriental e Austral, para discutir o conflito armado no leste da RCD, O anúncio é da Presidência queniana.

Numa altura que, o M23 declarou um cessar-fogo humanitário no leste da República Democrática do Congo a partir de hoje, uma semana depois de tomar a cidade estratégica de Goma após dias de intensos combates com o exército congolês.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version