Politica
Presidentes João Lourenço e Lula da Silva trocam condecorações de honra
Os presidentes de Angola, João Lourenço, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, trocaram esta sexta-feira, 25, em Luanda, condecorações mais altas dos respectivos países, no quadro da visita que o chefe de Estado sul-americano faz a Luanda.
Em gestos recíprocos, o Brasil condecorou o Presidente da República de Angola com a mais alta distinção que o país concede a personalidades estrangeiras e Angola fez o mesmo, atribuindo a Medalha António Agostinho Neto ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No caso de João Lourenço, a condecoração recebida foi o Grande Colar da Ordem Nacional Cruzeiro do Sul.
No final, o chefe de Estado Angolano, João Lourenço, referiu que o prémio ganha uma dimensão especial a si atribuído, conferir “um valor emocional difícil de expressar, pela sua trajectória de lutador incansável pelas causas da justiça social, pela dignidade dos mais vulneráveis e pela inclusão política, económica, cultural e social de todos os brasileiros e brasileiras, sem distinção”.
O Presidente brasileiro também mostrou-se rigozijado com a distinção da medalha que representa o nome da figura de Agostinho Neto, que “lutou para a conquista da independência colonial desse povo.