Connect with us

Politica

Presidentes de Angola e do Burundi conversam sobre tensão na RDC

Published

on

Após reunir por telefone com o presidente Félix Tshisekedi, da República Democrática do Congo, na tarde de ontem, João Lourenço manteve uma conversa telefónica com o Presidente da República do Burundi, Évariste Ndayishimiye, tendo como ponto alto o mesmo tema: a situação de segurança no Leste da República Democrática do Congo.

De acordo com comunicado da Presidência, “o propósito essencial do contacto é a coordenação de acções voltadas para o restabelecimento da paz na fronteira do Congo Democrático com o Ruanda”.

O estado das relações bilaterais na perspectiva do seu reforço, incluindo a possibilidade de visitas ao mais alto nível, também foi abordada pelos dois presidentes.

A actual escalada da tensão entre a RDC e o Ruanda deve-se ao ressurgimento do Grupo M-23 que em 2012 fez oposição ao Governo congolês e gerou um violento conflito que forçou o deslocamento de milhares de pessoas na província do Kivu Norte.

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.