Connect with us

Politica

Presidente zambiano em Luanda para reunião de líderes da SADC sobre a crise no Zimbabue.

Published

on

No Aeroporto Internacional 04 de Fevereiro, o estadista zambiano recebeu cumprimentos de boas-vindas do ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, do vice-governador de Luanda para o sector económico, Júlio Bessa, bem como de membros da representação diplomática do seu país em Angola.

Edgar Lungu foi o primeiro estadista a escalar a capital do país para esta cimeira, com carácter de urgência, aguardando-se a chegada do estadista da África do Sul, Jacob Zuma.

A República de Angola, que preside ao órgão da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) para Cooperação Política, Defesa e Segurança, tem mandato para encontrar mecanismos para a estabilidade naquele Estado membro da organização regional, que passa pelo diálogo que garanta que governos democraticamente eleitos não sejam retirados à força.

Na noite do dia 13 deste mês militares cercaram a residência do Presidente da República do Zimbabwe, Robert Mugabe, tomaram de assalto algumas instituições públicas, detiveram algumas personalidades influentes da política, bem como sitiaram a cidade capital, Harare.

Colunistas