Connect with us

Mundo

Presidente suíça convida Putin para encontro com Zelensky e Biden

Published

on

A presidente suíça, Viola Amherd, escreveu uma carta convite ao homólogo russo, Vladimir Putin, convidando-o “a dialogar em tempos difíceis”, num momento em que está em preparação uma grande conferência de paz na Ucrânia, organizada pelas autoridades de Berna.

Um porta-voz do Ministério da Defesa suíço confirmou o envio da carta, na qual Amherd explica a Putin a posição da Suíça sobre o respeito do direito internacional, dos direitos humanos e dos princípios universais estabelecidos na carta fundadora das Nações Unidas, que propõe usar como uma base na busca da paz.

A Suíça convocou uma conferência internacional de paz para meados de Junho, na qual estará presente o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e que também poderá contar com a presença do chefe de Estado norte-americano, Joe Biden, entre outros líderes mundiais.

No entanto, a Rússia não foi convidada para esta reunião de alto nível, que o próprio Putin criticou depois de observar que nada pode ser decidido em relação à guerra na Ucrânia sem a participação de Moscovo.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Colunistas