Connect with us

Politica

Presidente participa hoje na cimeira dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável

Published

on

A 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) começa esta segunda-feira, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos da América, com a presença de 193 líderes mundiais, incluindo o Presidente da República, João Lourenço.

O representante permanente de Angola junto da Organização das Nações Unidas na cidade de Nova York, Francisco José da Cruz, fala da participação de Angola no debate de Alto Nível.

“A sua agenda de trabalho envolve hoje a participação na cimeira dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. Trata-se de uma análise do ponto médio da implementação da agenda 2030 que é um plano de acção global para impulsionar a prosperidade económica e o bem-estar no mundo. Esta reunião vai discutir o progresso registado na implementação da agenda 2030 e analisar os desafios e mobilizar meios para acelerar a sua implementação”, disse.

Por sua vez, o ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns, afirmou que Angola é o primeiro país a implementar o Programa de Desenvolvimento Holístico de Capacidades Produtivas.

Segundo o governante, o programa tem um impacto significativo em Angola e está a lançar as bases para uma transformação económica estruturada.

“Está a ser desenvolvido entre a União Europeia, as Nações Unidas e o nosso governo, no sentido de promover iniciativas de empreendedorismo entre a nossa população, em especial a classe empresarial. Podemos trazer como resultados o facto de sermos o primeiro País dentro desta iniciativa, e Angola está a ser muito bem acolhida por ter conseguido começar o processo, que é de alguma complexidade, mas que tem se mostrado favorável para o desenvolvimento do empreendedorismo nosso País”, salientou.

Assembleia da ONU 

Chefes de governos mundiais, presidentes e primeiros Ministros que integram a Assembleia Geral das Nações Unidas, estarão reunidos na sua 78ª sessão, nesta terça feira, 19, em Nova York.

O debate geral, que tem ocorrido anualmente, terá como centro da discussão a aceleração do progresso nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sobre o tema “Reconstruir a Confiança e Reacender a Solidariedade Global.”

Por outro lado, os líderes mundiais se reúnem para medir o pulso do planeta durante uma semana de eventos de alto nível, focados nos grandes desafios globais.

No entanto, 193 Estados-Membros da ONU e observadores têm o direito de fazer um discurso na célebre sala da Assembleia Geral e até 25 de Setembro, os seus representantes apresentarão e desenvolverão soluções para inúmeros desafios globais interligados para promover a paz, a segurança e o desenvolvimento sustentável.