Destaque
O Presidente José Eduardo dos Santos merece todos os louvores – Joaquim Chissano
O antigo Chefe de Estado de Moçambique, Joaquim Chissano, felicitou hoje, em Luanda, o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, por estar a conseguir fazer uma transição pacífica no país, devendo merecer todo o apoio do povo angolano.
“O Presidente José Eduardo dos Santos merece todos os louvores, porque transformou um país arruinado pela guerra num país próspero, introduzindo, a tempo, as reformas necessárias, sobretudo na diversificação da economia, sustentou o ex-estadista no final de um encontro com o presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), André da Silva Neto.
“Há muita coisa que se vê a olho nu. Apesar de não visitar pessoalmente muitas províncias, é visível o crescimento do país, onde o turismo também já vai mostrando a sua importância, portanto é uma diversificação profunda que traz um bem-estar melhor do povo”, disse.
Falando na condição de observador internacional nas eleições do próximo dia 23 de Agosto, Joaquim Chissano referiu que o Chefe de Estado Angolano está a fazer uma transição pacífica. “Ele tomou a decisão que tomou porque achou ser o momento favorável para os angolanos. Eu também fiz o mesmo quando estava convicto que era o momento de se retirar”, referiu.
Quanto a sua actividade no país, o moçambicano diz ter recebido informações de que a campanha eleitoral decorreu a contento, sem distúrbios de maior.
Mostrou-se impressionado pela tecnologia posta à disposição da Comissão Nacional Eleitoral, o que dá garantias de transparência no processo.
“Como se trata de eleições em África, nós vamos observar com toda atenção, com imparcialidade. Sou amigo dos angolanos, queremos que haja um desenvolvimento da democracia, tanto em Angola tanto em África”, adiantou.
Para as eleições gerais de 23 deste mês foram registados no país nove milhões 317 mil e 294 eleitores.
Participam no pleito de 2017 os partidos políticos MPLA, UNITA, PRS, FNLA e APN, bem como a coligação CASA-CE.