Luto
Presidente João Lourenço lamenta morte de Dom Alexandre do Nascimento
Numa mensagem de condolências, o Chefe de Estado escreveu que Angola, a pátria, perde assim um dos seus filhos mais insignes, um homem bom, que consagrou grande parte da sua vida a transmitir aos seus, valores e princípios para uma vida em dignidade, de perdão e de respeito ao próximo.
“Comungo da certeza de que os feitos do servo da Igreja e da Nação que hoje nos deixa, serão perpetuados ao longo de gerações, como confirmação da grandeza do seu percurso e da nobreza da causa geral que defendeu ao longo da vida, a de disseminar o Bem”, lê-se na mensagem.
“Em meu nome, no da minha família e do Executivo angolano, transmito os mais profundos sentimentos de pesar à Igreja Católica, à Igreja angolana e à família enlutada”, finalizou o Presidente da República, João Lourenço.
Don Cardeal Alexandre Nascimento, Nasceu em 1925 em Malange, a terra da Palanca Negra Gigante. Foi ordenado sacerdote a 20 de Dezembro de 1952, em Roma, e consagrado bispo a 31 de Agosto de 1975.
A 3 de Fevereiro de 1977 foi nomeado arcebispo. Ascendeu ao cardinalato em 2 de Fevereiro de 1983, tornando-se assim no primeiro Cardeal de Angola.