Connect with us

Politica

Presidente João Lourenço confirma presença na tomada de posse de Cyril Ramaphosa

Published

on

O Presidente da República, João Lourenço, desloca-se esta terça-feira, 18, à Petrória, para testemunhar a tomada de posse do presidente reeleito da África do Sul, Cyril Ramaphosa.

Conforme avançado pela imprensa local, os Chefes de Estado e de Governo dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) foram convidados para a cerimónia, tendo já confirmado presença no acto de investidura de Cyril Ramaphosa os Chefes de Estado e de Governo de Angola, Botswana, Comores, República Democrática do Congo (RDC), e-Swatini, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles República Unida Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

Numa mensagem de felicitação a Ramaphosa pela recondução ao cargo, João Lourenço mencionou o “pleito eleitoral exemplar durante o qual prevaleceu o bom senso dos seus participantes, que souberam criar o quadro ideal para um diálogo democrático dinâmico e bem-sucedido”.

O Chefe de Estado angolano fez menção assim ao facto do estadista sul-africano ter que fazer coligação com partidos da oposição, após o ANC alcançar apenas 159 das 400 cadeiras da Assembleia Nacional.

“Quero, assim, destacar o papel conciliador e aberto ao diálogo de Vossa Excelência que se tornou o factor fundamental e decisivo para a continuidade das instituições do Estado sul-africano e o seu funcionamento, num clima de harmonia, de estabilidade e de concórdia nacional”, escreveu, João Lourenço.