eleições
João Lourenço assegura convocação das eleições na próxima semana
O Presidente da República, João Lourenço, garantiu nesta quinta-feira, 26,que vai proceder à convocação das eleições gerais depois de reunir com os membros do Conselho da República, na próxima semana. O Chefe de Estado, fez estas considerações à margem da inauguração do novo edifício da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), situado no bairro dos Coqueiros, na baixa de Luanda
João Lourenço disse ainda, que está ciente de que a partir do momento em que a CNE confirmou a existência de condições para a realização das eleições gerais no país, deverá proceder à sua convocação, mas depois de reunir com o Conselho da República.
O também pré-candidato à Presidente da República pelo MPLA, para a sua própria reeleição, reforçou que a convocação será feita minutos depois ou dias após encontro com os Conselheiros do Presidente.
Ao responder às perguntas dos jornalistas sobre as acusações da UNITA de que o cabeça de lista do MPLA e Presidente da República, não querer convocar as eleições há tempo, para partir para uma competição desleal aos demais concorrentes, João Lourenço recorreu à Constituição da República para afirmar que está dentro dos prazos definidos por lei, sobre a convocação do pleito, tendo garantido que não vai alargar o prazo para convocação das eleições gerais.
“A constituição e a Lei são bem clara quanto a isso, no período em que o Presidente da República deve convocar as eleições num período dentro dos 90 dias que antecedem o fim do actual mandato que termina aos 26 de Setembro”, referiu.
Quanto a inauguração do novo centro de escrutínio da CNE, o Presidente considera ser “um orgulho, ganho para o país e o mais importante é mais um ganho para democracia angolana, uma vez que a CNE terá condições condigna para exercerem os seus trabalhos”.