Politica
Presidente João Lourenço a caminho da República Democrática do Congo
O presidente João Lourenço está a caminho da República Democrática do Congo para uma vista de Estado.
A sua deslocação a RDC acontece um dia depois de se ter reunido com o presidente do Ruanda, Paul Kagame, visando buscar a paz no leste da República Democrática do Congo, em encontros que enquadram-se nos esforços de Angola na pacificação do continente.
Ontem, o ministro das Relações Exteriores disse que a comunidade envolvida no cessar-fogo do Leste da RDC deve continuar a envidar esforços com vista ao alcance da estabilidade na região.
Tete António falava à margem da tomada de posse do presidente do Ruanda, Paul Kagame, cuja cerimónia de investidura aconteceu no último domingo.
Em entrevista à imprensa pública, o diplomata lembrou que “Roma não foi construído num dia”.
Por sua vez, o presidente Paul Kagame agradeceu ao Chefe de Estado angolano, João Lourenço, pelos esforços que tem levado a cabo para a pacificação do Leste da República Democrática do Congo (RDC), cuja crise ali instalada afectou as relações entre os dois países vizinhos.
O Acordo foi assinado, em Luanda, a 30 de Julho, entre as delegações ministeriais do Ruanda e da RDC, sob a mediação angolana.
Além desta solução, a mediação angolana conseguiu, também, para esta crise, a criação do “Roteiro de Luanda”, documento que aponta os caminhos para a pacificação do Leste da RDC.
Ouça as declarações no Jornal da Tarde, da Rádio Correio da Kianda, às 13 horas, em 103.7 FM ou www.correiokianda.info.