Politica
Presidente homenageia “filhos de Cuba que morreram nos campos de batalha em Angola”
O Presidente da República, João Lourenço, trabalha na província do Cuanza Sul, onde inaugurou na tarde de hoje o Hospital Geral local, baptizado com o nome de “Comandante Raúl Diaz Arguelles,” com uma capacidade de 200 camas, equipamentos de ponta e múltiplos serviços.
Durante a inauguração, o “Presidente João Lourenço sublinhou a importância decisiva da batalha em que perdeu a vida o comandante Raúl Díaz Argüelles, que teria certamente alterado o curso da história do país acabado de ascender à Independência se Angola a tivesse perdido a favor do exército invasor sul-africano”.
O Presidente da República considerou, igualmente, que a atribuição do nome do comandante Raúl Díaz Argüelles “vale como homenagem a todos os filhos de Cuba que verteram o seu sangue nos campos de batalha em Angola, em defesa solidária do povo angolano”.
O Chefe de Estado está ainda a orientar uma reunião com o Governo Local. O objectivo é auscultar as autoridades da região dos principais problemas que afligem a população.
Na ocasião, a ministra Sílvia Lutucuta, afirmou que a saúde continua a ser um tema central do Executivo, e que o direito ao acesso a ela é uma conquista constitucionalmente consagrada, tendo garantido a todos, equidade e acesso aos serviços de saúde com qualidade e humanizados.
O Ministro da Saúde de Cuba, Raúl Días – Argulls Miranda, fez menção a valência de quadros angolanos formados em Cuba que exercem a profissão em várias regiões do país, lembrando que a cooperação de Angola e Cuba que dura desde 1991.
Mara Kiosa, Governadora da Província do Kwanza Sul, por sua vez, destacou o empenho do presidente João Lourenço especialmente no sector de saúde.