Connect with us

Mundo

Presidente do Parlamento de Burkina Faso morreu em Paris

Published

on

O presidente do Parlamento de Burkina Faso, Salifou Diallo e igualmente presidente do partido no poder naquele país africano, morreu, este sábado, num hotel de Paris, onde estava de passagem.

Salifou Diallo, que tinha 60 anos, nasceu em Ouahigouya, na província de Yatenga, era uma das principais personalidades centrais da vida política do seu país, onde foi ministro várias vezes desde a década de 90 do século passado.

Desconhece-se ainda a razão principal da sua morte, uma morte que foi apenas anunciada pelo governo de Burkina Faso, sem mais precisões.

Também em Paris, não se avançou nenhuma informação precisa de fonte hospitalar ou proveniente das autoridades francesas.

A morte de Salifou Diallo, é mais uma tragédia para Burkina Faso, que ainda está sob choque provocado pelo atentado do passado domingo que fez 18 mortos e 23 feridos.

Salifou Diallo que era um grande amigo do antigo presidente Blaise Compaoré, foi tmabém embaixador do seu país, na Áustria, em 2008, numa altura em que se desentendeu com o então chefe de estado burkinabé.

Salifou Diallo vingar-se-ia mais tarde, em 2015, quando o seu partido, MPP, Movimento do povo pelo progresso, ganhou as eleições, contribuindo para a queda de Blaise Compaoré.

Com a morte de Diallo desaparece o trio, que fazia com Simon Compaoré e Toch Kabore, fundadores em 2014 do MPP, que seria a desgraça de Blaise Compaoré.

Fonte: RFI

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *