Mundo
Presidente do Egipto rejeita negociar com Trump se plano para Gaza estiver envolvido
O presidente do Egipto, Abdel Fattah al-Sissi, não viajará à Casa Branca para discussões se a agenda envolver a proposta de Donald Trump, de retirar os palestinos de Gaza.
Trump provocou a ira de várias nações árabes com a sua sugestão de que Gaza deveria ser controlada pelos EUA e transformada na ”Riviera do Oriente Médio”.
Ele pediu ao Egipto e à Jordânia que acolhessem os cerca de 2 milhões de moradores de Gaza e alertou que poderá interromper a ajuda caso eles se recusem a fazê-lo.
O Egipto diz que Trump fez um convite aberto ao presidente do país no início deste mês, enquanto os EUA acrescentaram que nenhuma data para tal visita foi definida.
Trump se encontrou recentemente com o rei da Jordânia, Abdullah II bin Al-Hussein, que rejeitou sua sugestão de deslocar os moradores de Gaza do enclave.
Enquanto isso, o destino de um ténue cessar-fogo entre Israel e o Hamas está em jogo, depois que Israel insistiu que retomaria os combates se os reféns mantidos pelo grupo militante palestino não fossem libertados nos próximos dias.