Politica
Presidente do Conselho Europeu “reafirma” empenho de João Lourenço na UA
O Presidente da República de Angola, João Lourenço, poderá assumir, entre os dias 15 e 16 de Fevereiro, a presidência rotativa da União Africana.
Para o Presidente do Conselho Europeu, António Costa, o empenho de João Lourenço pode intensificar as relações dos dois continentes, por isso, “expressou os seus melhores votos a Angola no momento em que se prepara para assumir a presidência rotativa da União Africana dentro de alguns dias”.
António Costa assegurou ainda que aguarda com expectativa a cimeira bilateral UE-UA ainda este ano.
Após assumir a presidência da UA, João Lourenço, quer contribuição de parceiros internacionais para infra-estruturar o continente e garante colocar toda a sua experiência ao serviço da paz.
Aquando a sua participação na Cimeira Extraordinária da UA sobre o desenvolvimento agrícola em Kampala, capital do Uganda, neste ano, o Chefe de Estado angolano defendeu que durante o seu mandato na UA poderá trabalhar em estreita colaboração com os Estados-Membros para os integrar nos planos nacionais de investimento agrícola, colocando todos os meios de que dispõem para impulsionar a Agricultura dos próximos anos.
União Africana (UA) é a organização internacional conta com a participação de 55 países que promove a integração entre os países do continente africano nos mais diferentes aspectos.