Politica
Presidente do Brasil visita Angola em Agosto
O Presidente do Brasil, Lula da Silva, deve deslocar-se a Angola em Agosto, confirmou esta terça-feira, 02, o embaixador brasileiro em Luanda, Rafael Vidal.
“O Presidente Lula já indicou que deseja que Angola seja o primeiro país em África a ser visitado pela natureza da relação bilateral, pelo papel de Angola, que é a porta de entrada da política do Brasil para África, pelo peso histórico e económico da relação”, disse, destacando as “altas expectativas” por parte do seu país relativamente a esta deslocação.
O embaixador brasileiro avançou também que “para a visita do Presidente Lula já existe uma série de entendimentos sendo construídos na área do turismo sustentável, parceria para formação e capacitação de elementos das primeiras tropas angolanas que integrariam as forças de deslocamento rápido das Nações Unidas em África. Há ainda um acordo na área dos transportes marítimos e capacitação no transporte terrestre”, bem como “a expectativa de trabalhar sobre instrumentos para implementação do acordo de cooperação na área de agricultura irrigada”.
As trocas comerciais entre o Brasil e Angola recuperaram em 2022 os níveis pré-pandemia, alcançando os USD 1,5 mil milhões, depois de terem chegado apenas aos 600 milhões de dólares em 2021.