Connect with us

Politica

Presidente de São Tomé e Príncipe em Luanda para visita de Estado

Published

on

O Presidente de São Tomé e Princípe, Carlos Manuel Vila Nova, inicia, na segunda-feira, uma visita de estado a Angola.

Carlos Vila Nova, que chegou na noite deste domingo a capital angolana, foi recebido, no aeroporto internacional 4 de Fevereiro, pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.

O presidente de São Tomé e Princípe vai reunir com o seu homologo angolano e participar da sessão plenária da Assembleia Nacional, onde vai discursar e assinar o Livro de Honra.

Angola e São Tomé e Príncipe formalizaram a cooperação em Fevereiro de 1978, através do Acordo Geral de Amizade e de Cooperação, e da Comissão Mista Bilateral criada em Janeiro de 1980.

Em 1995 rubricaram  um acordo de Protecção Recíproca de Investimentos, com vista à criação de condições favoráveis para estimular as iniciativas privadas e intensificar a cooperação económica entre os dois Estados.

Em 2019 foram identificadas áreas para uma nova estratégia de cooperação, entre as quais o turismo,  transporte e a exploração dos hidrocarbonetos que os dois países fazem em offshore.

Acto contínuo foi formalizado a Comissão Mista Bilateral criada em Janeiro de 1980 que realizou a sua Sexta e última sessão, em Luanda, em Novembro de 2007.

Os dois países são membros da Comunidade de Língua Portuguesa (CPLP) e também da Comissão do Golfo da Guiné (CGG) e mantêm relações políticas, diplomáticas, entre outras.

A República de São Tomé e Príncipe, um país insular africano perto da linha do equador, faz parte de uma cadeia vulcânica com rochas e formações de corais impressionantes, além de florestas tropicais e praias.

 

C/ Angop

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *