Connect with us

Politica

Presidente da República escreve à família de Rui Mingas

Published

on

Rui Mingas morreu ontem por doença, aos 84 anos em Lisboa. Foi um músico “lutador pela liberdade, cantor feito homem político”, como o descreve o jornal Público português.

O Presidente da República, João Lourenço, transmitiu ontem, dia 4, à família do músico e político Rui Mingas, o seu sentimento de pesar pelo passamento físico daquele quadro angolano.

Aos 84 anos, Rui Mingas morreu por doença em Lisboa, capital portuguesa. Foi um músico “lutador pela liberdade, cantor feito político”, como o descreveu o jornal Público português.

Eis na íntegra a nota do Presidente da República endereçada à família de Mingas:

“À Família do Inditoso Rui Alberto Vieira Dias Rodrigues Mingas

Luanda

Com profunda consternação recebi a triste notícia do falecimento de Rui Mingas, personalidade de grande prestígio que em várias frentes e em diversas funções representou com talento, competência e dignidade o nosso país.

Começou por elevar o nome de Angola no atletismo profissional em Portugal e, desde cedo, se afirmou como compositor e cantor, como símbolo de resistência contra o poder colonial. Pertencem-lhe vários clássicos da música angolana, entre eles a música do Hino Nacional.

Na Angola independente exerceu cargos de responsabilidade política, tanto a nível interno como externo, e cívica, tendo sido deputado da Assembleia Nacional, Secretário de Estado da Educação Física e Desporto, Embaixador e Reitor de uma universidade privada.

O seu passamento empobrece o nosso país e deixa de luto a sua Família e toda uma vasta legião de amigos e companheiros de trabalho. A todos, em particular à sua viúva e filhos, expressamos as nossas condolências e os nossos sentimentos de pesar.

JOÃO MANUEL GONÇALVES LOURENÇO
PRESIDENTE DA REPÚBLICA”

Colunistas