Connect with us

País

Presidente da República a caminho de Addis Abeba

O Presidente da República, João Lourenço, viajou na manhã de hoje, sábado, para Addis Abeba (Etiópia), onde vai participar na 30ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e Governo da União Africana, de 28 a 29 do corrente mês.

Published

on

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o Chefe de Estado, recebeu cumprimentos de despedida do Vice-presidente da República, Bornito de Sousa, do presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, membros do executivo, do governador de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, e de altos funcionários da Presidência da República.

Como é de praxe, João Lourenço deverá discursar no primeiro dia da Cimeira por participar pela primeira vez primeira vez na qualidade de Presidente República, ao vencer a eleições gerais de 23 de Agosto do ano passado.

De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, que já se encontra em Addis-Abeba, a agenda de João Lourenço será preenchida com a participação nos eventos estatutários e numa série de encontros bilaterais e alguns multilaterais.

Explicou que nesse tipo de cimeira os grupos regionais, como a SADC, promoverem encontros específicos, aos quais deve tomar parte o Presidente de Angola.

Anunciou que, no quadro das regiões a que Angola pertence, está prevista uma Cimeira na segunda -feira (dia 29), e a nível da SADC estão a ser feitos contactos para a realização de um encontro dos Chefes de Estado e de Governo.

A 30ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da UA terá como lema “Vencer a Luta Contra a Corrupção: Um Caminho Sustentável para a Transformação de África”.

A agenda de trabalhos da cimeira prevê a apresentação de uma declaração do presidente cessante da UA, Chefe de Estado da República da Guiné, Alpha Condé, e intervenções do Presidente da Comissão Africana (CUA), Moussa Faki Mahamat.

Devem intervir ainda o Secretário-geral da ONU, António Guterres, e o Presidente do Estado da Palestina e do Comité Executivo da OLP, Mahmoud Abbas.

No primeiro dia, além do lançamento do tema deste ano “Vencer a Luta contra a Corrupção: uma Via Sustentável para a Transformação de África”, o Presidente do Ruanda, Paul Kagame, apresenta o seu relatório sobre Reforma Institucional da UA.

Estarão igualmente em análise os relatórios do Conselho de Paz e Segurança, as suas actividades e Ponto da Situação em África, assim como o respeitante ao Comité de Alto Nível para a Líbia, a cargo do Presidente congolês, Denis Sassou Nguesso.

De igual modo, devem ser apreciados o documento sobre as Questões da Zona de Comércio Livre Continental (ZCLC), sobre o qual se pronunciará o Presidente da República do Níger, Mahmadou Issoufou, e o Chefe de Estado gabonês, Ali Bongo Ondimba, sobre Alterações climáticas.

O relatório relativo à Promoção de Parcerias entre a União Africana e a Organização das Nações Unidas para o Reforço das Capacidades em Matéria de Operações de Manutenção de Paz vai ser apresentado pelo Presidente Jacob Zuma, da África do Sul.

 

(Com ANGOP)

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *