África
Presidente da RDC fala hoje ao país após queda de Goma
O Presidente da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, que ainda não fez qualquer declaração pública desde o início da crise em Goma, fala hoje ao país, anunciou a televisão nacional (RTNC) ao meio-dia.
“O Presidente, Félix Tshisekedi, vai dirigir-se hoje à nação, uma locução muito aguardada”, declarou, depois de a principal cidade do Leste do país ter sido amplamente conquistada no espaço de alguns dias pelo grupo armado rebelde M23 e pelas tropas ruandesas.
O M23, apoiado pelas forças ruandesas, controlava hoje quase toda a cidade de Goma, a principal cidade do leste da RDC, e, com o fim dos combates, o centro da cidade voltou a registar a circulação de populares.
Nos últimos dias, o Governo democrático-congolês denunciou a “declaração de guerra” do Ruanda e sublinhou a sua vontade de “evitar a carnificina” em Goma.
Os confrontos à volta de Goma agravaram a crise humanitária nesta região estratégica, com um subsolo rico, abalada desde há décadas pela violência de grupos armados apoiados em parte pelos vizinhos da RDCongo e agravada após o genocídio ruandês de 1994.
De acordo com a ONU, mais de meio milhão de pessoas foram deslocadas pelos combates desde o início de Janeiro.