Mundo
Presidente da Nigéria não é visto há 2 meses
O presidente da Nigéria, que está gravemente doente, já não é visto há dois meses e gastou mais de um terço do ano no exterior.
A mais de um mês de completar dois anos e meio de presidência, Muhammadu Buhari ainda está em Londres, a receber tratamento para uma doença misteriosa que muitos acreditam ser cancro.
Os assessores do presidente recusam-se a comentar o que se passa com o mesmo. O porta-voz do presidente, Garba Shehu, recusou-se a fazer comentários relativamente ao paradeiro de Buhari, quando questionado pelo The Guardian. Contudo, Buhari, na sua última viagem de volta à Nigéria, afirmou nunca ter estado tão doente e insinuou que tinha recebido uma transfusão de sangue.
A primeira dama, Aisha Buhari, assegurou aos nigerianos que o marido estava a “recuperar-se rapidamente” em Junho, quando regressou de uma visita a Londres, mas não compartilhou fotos do marido, como as que foram publicadas numa visita anterior. Neste momento Aisha Buhari já se encontra novamente em Londres.
O presidente de 74 anos chegou ao poder em 2015, prometendo lutar contra a corrupção endémica e contra o Boko Haram, o grupo islâmico que atravessou o Nordeste da Nigéria. No entanto, as suas longas ausências deixaram a política nigeriana assediar-se ao rumor e ao poder político, à margem e à incerteza.