Politica
Presidente da Índia defende reforço da cooperação bilateral com Angola
A Presidente indiana, Droupadi Murmu, defendeu este domingo, 09, em Luanda, em declarações à imprensa, no final da cerimónia de assinatura de cinco novos instrumentos jurídicos com Angola, que os dois países, trabalhem no sentido do reforço da cooperação bilateral e de intercâmbio de ideias sobre questões regionais e globais de interesse mútuo.
Droupadi Murmu afirmou que a “parceria entre a Índia e Angola baseia-se numa confiança mútua, respeito e visão apropriada para a prosperidade dos dois povos”.
A Presidente indiana manifestou a sua satisfação pelo facto de Angola aderir à Aliança Solar Internacional e à Aliança de Biocombustíveis, iniciativas apoiadas pela Índia.
Droupadi Murmu felicitou Angola pela liderança na presidência da União Africana e destacou que o ano de 2025 representa um marco importante nas relações entre Angola e a Índia, uma vez que celebram 40 anos de relações diplomáticas.
“Estou bastante feliz por estar em Luanda. Trata-se da primeira visita de Estado de um presidente da Índia. Agradeço à Sua Excelência Presidente João Lourenço, pelo convite para visitar Angola e participar na celebração do 50.º aniversário da Independência de Angola”, afirmou a Presidente indiana.
Ladeada do Presidente da República, João Lourenço, no momento com a imprensa, Droupadi Murmu recordou que a visita do Chefe de Estado angolano à Índia, em Maio deste ano, forneceu uma oportunidade para reforçar os laços e discutir a cooperação em áreas como Defesa, Agricultura, Medicina tradicional e Cultura.
Durante o encontro foram revisados, todo o espectro da relação bilateral e identificaram novas áreas de cooperação como as de Tecnologia, Agricultura, Saúde, Defesa, Infra-estruturas e intercâmbios.
A Índia espera reforçar, igualmente, a cooperação parlamentar com Angola e reunir-se com membros da comunidade do seu país residente em Luanda.
Localizado no Sul da Ásia, a Índia é o sétimo maior país do mundo em termos de área geográfica, faz fronteira a Norte com o Nepal, China e Butão, a Leste com Myanmar e Bangladesh, a Oeste com o Paquistão e a Sul com o Oceano Índico.