Conecte-se agora

Politica

Presidente da Associação de Apoio aos Combatentes do MPLA destituído por desvio de fundo

O presidente da Associação de Apoio aos Combatentes das Ex- FAPLA (Ascofa), António Fernando (Samora), foi hoje quinta-feira, em Luanda, destituído da liderança da referida associação, alegadamente, por desvio de fundos durante os 17 anos em que esteve em frente da direcção.

Redação

Publicados

on

- Ant  nio Fernando Samora - Presidente da Associação de Apoio aos Combatentes do MPLA destituído por desvio de fundo

O acto de destituição foi realizado pela Assembleia-geral da Associação na sede da Ascofa, localizada no distrito urbano do Rangel, onde foi entregue um comunicado de imprensa, acusando o então presidente de diversos crimes.

Segundo o documento, pesam sobre o ex-responsável, os crimes de apropriação de bens provenientes do Instituto de Reintegração Social dos Ex-militares (IRSEM), para apoiar os mesmos e suas respectivas famílias, o de apresentação de documentos e inserção de dados estatísticos falsos, dos membros que integram a referida colectividade.

Fazem parte da acusação ainda, a não apresentação de relatórios de prestação de contas referentes aos pagamentos das quotas desde a criação da Ascofa, falsificação das contas bancária da agremiação, bem como de apropriação da dotação orçamental proveniente do ministério dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria destinados aos pagamentos de subsídios dos ex-miltares.

Consta também dos motivos que levou a destituição de António Fernando “Samora” o roubo de sete viaturas designadas a apoiar os seus associados, atribuição de residências á pessoas próximas de si em projecto habitacional disposto aos membros, o desvio das viaturas que constituíam a cooperativa de táxi, tal como a sua venda na República Democrática do Congo.

Entre os desvios feitos segundo a missiva, regista-se ainda, seis toneladas de produtos alimentícios diversos, atribuídos trimestralmente pela base logística das Forças Armadas Angolanas, 80 milhões de kwanzas que serviria para compra de kits agrícolas e industriais, bem como de ostentação indevida da patente de brigadeiro, enquanto dados da Direcção Principal de Pessoal de Quadros das Forças Armadas atestam que António Fernando é capitão com o número de identificação pessoal 89403920 ordem 817/2011.

Em declarações à imprensa, o coordenador adjunto da comissão de gestão, Caetano Marcolino, explica que vão trabalhar, para que até nos finais de Janeiro do próximo ano, possa-se criar condições para a realização da assembleia de renovação de mandato.

para implementação dos projectos programados que visam dignificar a vida dos ex-militares, Caetano Marcolino disse que pretende trabalhar com todos os membros, até as eleições proporcionando uma direcção inclusiva.

Será coordenador até o pleito eleitoral o membro fundador da Ascofa Novais Caueto.

A Ascofa, fundada a 1 de Agosto de 2001, conta actualmente com 86 mil associados.

C/ Angop

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Publicidade

Colunistas

Ana Margoso
Ana Margoso (9)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (205)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (8)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (11)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (12)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (50)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (9)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (4)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação

© 2016 - 2018 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD