Mundo
Presidente da Argélia reeleito com 95% dos votos
Os resultados preliminares das eleições deste fim-de-semana na Argélia indicam a reeleição de Abdelmadjid Tebboune com 95% dos votos.
Com isso, Tebboune reuniu votos suficientes para evitar um segundo turno, com Abdelaali Hassani Cherif obtendo 3% e Youcef Aouchiche 2%, numa eleição que teve participação de 48% de argelinos.
Entretanto, segundo a Reuters, a oposição indica irregularidades na contagem e menos da metade dos eleitores registados votaram.
“Isso é uma farsa”, disse o porta-voz de Hassani Cherif, Ahmed Sadok, acrescentando que o candidato havia conquistado muito mais votos do que o anunciado, citando as próprias contagens da campanha nas regiões, avança a publicação.
Por sua vez, o chefe da comissão eleitoral Mohammed Charfi disse ao anunciar os resultados que “o órgão havia trabalhado para garantir transparência e competição justa entre todos os candidatos”.
Localizado no Norte da África, a Argélia tem como capital Argel, que é a cidade mais populosa na costa do Mediterrâneo. Com uma superfície de 2 381 741 km², é o maior país da bacia do Mediterrâneo e o mais extenso de todo continente africano, após a divisão entre o Sudão e o Sudão do Sul. Partilha as suas fronteiras terrestres ao nordeste com a Tunísia, a leste com a Líbia, ao sul com o Níger e o Mali, a sudoeste com a Mauritânia e o território contestado do Saara Ocidental, e ao oeste com Marrocos.