Connect with us

Politica

Presidente cubano convida João Lourenço para jantar exclusivo em Havana

Published

on

O Presidente da República, João Lourenço, reuniu-se esta quinta-feira, 14, com o homólogo cubano, Miguel Díaz-Canel, num jantar de boas-vindas exclusivo no Palácio Presidencial, em Havana, Cuba.

“Tratou-se de uma notável deferência para com Angola e o seu Presidente, uma vez que o jantar das delegações convidadas, no formato de grupo, apenas acontece na noite desta sexta-feira”, destaca o comunicado da Presidência, avançando também que “João Lourenço manteve uma conversa preliminar com o seu homólogo e anfitrião, referiu-se às históricas relações que ligam Angola e Cuba e recebeu honras militares”.

De recordar que o convite para o Chefe de Estado angolano participar na cimeira do Grupo dos 77+China, que arrancou hoje, na capital cubana, foi feito directamente pelo Presidente Miguel Díaz-Canel, aquando da sua visita à Cidade Alta.

Hoje, no programa do Presidente João Lourenço em Havana consta “testemunhar o acto de abertura da cimeira, seguindo-se-lhe a participação no debate geral, onde será o terceiro estadista a intervir, depois das Comores e de São Vicente e Granadinas”.

O Grupo dos 77 nas Nações Unidas é uma coligação de nações em desenvolvimento, que visa promover os interesses económicos colectivos dos seus membros e criar uma maior capacidade de negociação conjunta na Organização das Nações Unidas (ONU).

João Lourenço fará intervenção na cimeira dos líderes mundiais do Sul Global

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.