Connect with us

Politica

Presidente angolano e da Zâmbia discutem hoje reforço da cooperação

Published

on

O Presidente da República da Zâmbia desloca-se na manhã de hoje, quarta-feira, 11, ao Palácio Presidencial da Cidade Alta, onde vai ser recebido pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço.

Hakainde Hichilema chegou esta terça-feira, 10, à tarde, ao país, para uma  visita oficial de Estado de 72 horas que efectua a convite do estadista angolano.

À chegada à Cidade Alta, Hakainde Hichilema vai ser recebido com honras militares e 21 salvas de canhão.

O programa da visita do Chefe de Estado zambiano a Angola, prevê, durante este encontro, cujo objectivo principal passa pelo fortalecimento da cooperação entre os dois países, em vários domínios, discursos dos dois presidentes. Este momento vai ser seguido do encontro entre as delegações dos dois países, na Sala do Conselho de Ministros, para a assinatura de vários instrumentos jurídicos, enquadrados no reforço da cooperação entre Angola e Zâmbia.

No final deste momento, os presidentes João Lourenço e Hakainde Hichilema vão prestar declarações à imprensa dos dois países sobre o resultado do encontro.

À saída do Palácio, Hakainde Hichilema deverá deslocar-se, ainda, à Assembleia Nacional (Parlamento angolano), onde fará um discurso.

Antes da ida ao Palácio, o Presidente da Zâmbia vai deslocar-se ao Memorial Dr. António Agostinho Neto, onde fará a deposição de uma coroa de flores no sarcófago do primeiro Presidente de Angola.

O itinerário da visita, prevê, também, a ida do estadista zambiano à província de Benguela, para constatar, “inloco”, as potencialidades económicas daquela região do Sul do país.