Connect with us

Bastidores

Presidência da República desconhece pedido de demissão da Ministra

Published

on

Até agora não foi confirmada, nem desmentida, publicamente, pelo Ministério da Educação, a notícia que dá conta de uma suposta demissão da actual Ministra da Educação,  Cândida Teixeira.

A informação que inicialmente foi avançada pelo Jornal Vanguarda que cita uma fonte do Ministério da Educação e retomada pelo Correio da Kianda, sobre um pedido de  demissão  do cargo, o que poderia se tornar  na primeira ministra  a renúnciar  de uma função  na história de Angola, particularmente na era de João Lourenço enquanto Presidente da República.

No entretanto, o Correio tudo está a fazer para chegar a verdade dos factos e, neste sentido, contactou uma fonte  junto do gabinete do Presidente, João Lourenço, que diz desconhecer o pedido de demissão da aludida ministra. 

O Correio da Kianda, soube, por outro lado, e de uma fonte ligada ao Ministério da Educação, que, o que terá precipitado esta fuga de informação é o desabafo que a Ministra da Educação terá confidenciado a pessoas do seu círculo restrito, na intenção de abandonar o cargo, devido a uma certa pressão que diz estar a sentir, por parte de um grupo influente no Ministério que dirige.

Lembrar que a actual Ministra é licenciada em Física, pela Universidade Agostinho Neto e mestre em Física Nuclear Aplicada, pela Comissão de Energia Atómica do Vietname, em colaboração com a Universidade Politécnica de Hanói, Candida Teixeira foi nomeada ao cargo em Outubro de 2017, e já foi Ministra da Ciência e Tecnologia, de 2012 a 2017, só para citar este cargo.

O Correio continua a tudo para fazer para ouvir a governante em causa na primeira pessoa sobre a matéria que tem vindo a veicular.