Mundo
Presença de militares norte-coreanos ameaça paz mundial, afirma Ursula von der Leyen
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, alertou esta segunda-feira para uma “escalada significativa da guerra” da Ucrânia devido envio de tropas norte-coreanas e fornecimento de armas letais à Rússia, falando numa “ameaça à paz mundial”.
A posição foi transmitida numa chamada telefónica entre Ursula von der Leyen e o Presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, na qual a responsável europeia observou que, “pela primeira vez, soldados da Coreia do Norte são destacados para apoiar a guerra de agressão da Rússia”, segundo um comunicado divulgado em Bruxelas.
“A Coreia do Norte está também a prestar cada vez mais assistência letal à Rússia. Este facto representa uma escalada significativa da guerra contra a Ucrânia e ameaça a paz mundial”, acrescentou a líder do executivo comunitário, de acordo com a mesma nota, publicada após o contacto.
“A presidente von der Leyen manifestou igualmente a preocupação da UE relativamente ao aprofundamento da cooperação militar entre a Rússia e a Coreia do Norte, que poderá encorajar Pyongyang a aumentar ainda mais as tensões na península coreana”, é ainda referido.