Politica
Presença de altos representantes europeus em Luanda indica prioridade para África, diz especialista
O especialista em relações internacionais, Adão Baião, destacou o impacto positivo que a realização em Luanda, da 7ª Cimeira União Africana-União Europeia, nos dias 24 e 25 deste mês, pode proporcionar para Angola na arena internacional.
A cimeira marca os 25 anos de cooperação entre os dois blocos, tendo igualmente como objectivo, nesta edição de 2025, a renovação e o reforço da parceria estratégica, com vista a revisitar os compromissos assumidos em Bruxelas, em 2022, e a definição de novos eixos até 2030.
Adão Baião destacou, igualmente, que as presenças de altos responsáveis da União Europeia nesta cimeira de Luanda, indica uma prioridade política maior para o continente africano e para Angola, em particular.
Já o especialista Mário Gerson disse que esta cimeira é especial, pelo facto de Angola estar neste momento a presidir a liderança protempore da União Africana.
Para Mário Gerson é importante realçar o impacto dos resultados da parceria existencial entre África e Europa.
Referir que um total de 75 delegações estarão presentes em Luanda para a sétima Cimeira União Africana – União Europeia, a ter lugar na capital angolana, de 24 a 25 de Novembro, sendo o primeiro evento a decorrer no Salão Protocolar da Presidência da República, inaugurado pelo presidente João Lourenço, no passado dia 11 de Novembro, no âmbito das comemorações dos 50 Anos de Independência Nacional.
A informação foi avançada manhã desta quarta-feira, 19, em Conferência de Imprensa da Comissão Multissectorial, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), dirigida pelo Secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas.
De acordo com a embaixadora da União Europeia, Rosário Bento Pais, do bloco europeu, estão confirmadas as presenças de um total de dezoito Chefes de Estado e de Governo com representação garantida dos 27 países europeus.
Conforme o Correio da Kianda divulgou anteriormente, já estão confirmadas em Luanda, as presenças da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o líder do Conselho Europeu, António Costa.
A Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Kaja Kallas, também confirmou presença em Luanda.
Clique para ouvir as declarações