Educação Financeira
Prepare-se para o regresso às aulas no ano lectivo 2023/2024
Se o seu petiz vai entrar na escola, no ano lectivo 2023/24, e o leitor é pai ou mãe, tem a tutela da criança, este texto é para si.
Tudo indica que este ano lectivo vai ter actualização no valor das propinas (nas escolas particulares). O aumento tenderá a ser entre 15 e 20%. Esta informação é por que à data que escrevo o artigo, sábado, 19 de Agosto de 2023, ainda não há qualquer informação/decisão do Governo. No caso das escolas públicas, as aulas no período diurno, as aulas são gratuitas e as inscrições cabem às escolas, sem a necessidade da comparência dos pais e alunos (se for renovação de matrículas). As aulas nocturnas têm um custo sob a forma de propinas.
Contudo e o que me levou mais uma vez a escrever este artigo, sim, porque no ano passado, escrevi na mesma época do ano passado (2022) sobre este tema que é muito impactante para milhões de cidadãos e cidadãs.
As aulas devem começar com todo o vigor dia 11 de Setembro, embora a abertura do ano lectivo é no início de Setembro. E o que os pais podem e devem fazer:
– Matricular e/ou confirmar a matrícula;
– Comprar o material escolar que a escola recomenda/obriga;
– Ultimar o fim das férias e preparar psicologicamente a criança, retirando paulatinamente certos hábitos para que a entrada na escola seja o maus suave possível;
– Voltar a colocar o petiz a estudar matérias do ano ano passado;
– Não esquecer a compra dos livros/manuais e do uniforme/bata;
– Procure preços. Não compre sem procurar preços nos mercados organizados e compare com as lojas. No poupar é que está o ganho;
– Se financeiramente puder, compre já todo o material. A tendência é tudo ficar mais caro;
– Leve a lista do material consigo e vá apontando o que já comprou.
– Não vás compras com fome, com alguma frustração e as compras servirão para aliviar alguma tensão interior.
– Nande com muito dinheiro na carteira. Mesmo nesta época, ter algum valor adicional na cateira pode dar uma sensação errada e aí gastar em demasia. Procure pagar com cartão Mulicaixa. No final do dia analise todos os talões com as facturas.
Compre todo o material o quanto antes. Quanto mais próximo da data de começo das aulas, mais caro será o material escolar. Faça isto quanto antes até para organizar o material em casa numa caixa e poder ter todo o que precisa para o seu sucesso académico. É isto que eu desejo.
Artigo 98 da 1ª série de Educação Financeira. Para a semana será publicado o último artigo desta 1ª série e debruçar-me-ei para a publicação do meu 1º livro, que se chamará Finanças para Todos.